Romulo Maiorana Netto é eleito Jovem Empresário 2024 pelo Conjove: Conectando Liderança, Inovação e Oportunidades no Pará
- Agência Fluxo
- 29 de set.
- 7 min de leitura

O Conjove vai premiar Romulo Maiorana Netto como o Jovem Empresário de 2024 nesta semana. Reconhecido por sua trajetória de liderança e impacto no setor empresarial do Pará, Romulo vem consolidando seu nome em um mercado dinâmico e competitivo. Fundador de negócios de destaque e atual Vice-Presidente do Grupo Roma, ele tem se destacado pela capacidade de inovar, transformar negócios e conectar grandes oportunidades para o ecossistema local.

A escolha de Romulo é um reflexo do seu compromisso com a transformação do mercado paraense e sua visão de futuro. Além de ser um nome de destaque no setor de comunicação, ele é um dos principais representantes do associativismo jovem no Pará, sempre à frente de iniciativas que conectam empreendedores e geram impacto real para a região. Em uma conversa franca sobre liderança e inovação, Romulo compartilha os desafios enfrentados e o que o levou a ser escolhido como o principal empresário jovem de 2024 pelo Conjove. Acompanhe, na íntegra, a entrevista especial que Romulo concedeu para o Conjove.
1. Romulo, como você recebeu o reconhecimento da diretoria do Conjove ao ser nomeado o Jovem Empresário de 2024? Poderia nos falar um pouco sobre o significado desse título para você, tanto pessoal quanto profissionalmente?
Foi uma honra ser nomeado pelo CONJOVE, por unanimidade entre os diretores, como Jovem Empresário de 2024. Eu acredito que tanto na questão pessoal quanto profissional reflete o fruto de quem sou como ser humano e do reconhecimento do trabalho que desenvolvo, principalmente, a frente da comunicação no Estado do Pará durante há mais de 15 anos de experiência e que, com a chegada do Roma News e do podcast Roma Business, com inovação e credibilidade me esforço ao máximo para surpreender nosso público - seja ele qual for - da melhor forma possível para que eu possa atender as expectativas de quem consome nosso conteúdo e de quem deposita sua confiança em nossos projetos. Esse reconhecimento, com certeza, não é só meu e sim de todo o Grupo Roma. Uma união de forças - da minha família e colaboradores - que juntos fazemos a diferença em várias áreas de atuação no mercado paraense. Recebo esta homenagem com humildade, mas também com o compromisso de continuar investindo no desenvolvimento do Pará e no fortalecimento da nossa gente. Por fim, aproveito esta oportunidade para dedicar esta honraria, em especial, a minha amada Paula e minha filha Catarina, razões do meu viver.

2. Este título tem uma importância significativa não só para você, mas também para o ramo empresarial paraense. Qual você acredita ser o impacto da escolha do Conjove na valorização do empreendedorismo local? Como esse reconhecimento pode servir de alavanca para futuros empreendedores ou empresas inovadoras na nossa região?
O impacto das atividades e atuações desenvolvidas pelo Conjove, sem dúvida, impulsionam nossa região, fortalecem parcerias e alavancam positivamente os empreendedores e seus resultados. A troca de conhecimento e vivências contribuem, dentro do conselho, para que possamos refletir de que os desafios existem para todos, mas que juntos somos mais fortes na grande missão que é empreender em busca da excelência e de bons negócios.
3. À frente do Grupo Roma, você desempenha um papel de liderança dentro do mercado de comunicação no Pará. Como você avalia o posicionamento da empresa nesse setor tão competitivo e o que considera ser o diferencial que permite à Roma se destacar na comunicação local?
A comunicação sempre foi algo marcante na minha vida. Nasci numa família de comunicadores, mas a opção de seguir no ramo foi decisão própria. Eu sempre gostei e me vi nesta profissão que tanto encanta, mas que hoje o cenário mudou. Falar sobre comunicação vai muito além de uma folha de papel impressa ou uma imagem na televisão. Tudo mudou. A forma de se comunicar também. Neste novo ciclo que vivo, com o nascimento da comunicação também no Grupo Roma, há pouco mais de 7 anos, que antes era limitado, principalmente, para as questões de incorporação e construção civil, eu digo que somos nativos digitais. Já nascemos nesta nova era. O Roma News, além das Rádios Roma FM e do podcast Roma Business, que veio posteriormente, vieram para revolucionar o mercado midiático da região com novas tendências da área, muitas delas inclusive pioneiras, trazendo o melhor da informação com qualidade, credibilidade e tecnologia de ponta. Quando e onde você estiver, na palma da sua mão. Tenho muito orgulho do que construímos até aqui, mas sei que ainda, com a graça de Deus e Nossa Senhora, tem muito a ser feito, porque a todo minuto novidades estão surgindo e precisamos estar sempre antenados e buscando sermos melhores em tudo o que fazemos com humildade e excelência. Porém, acredito que uma coisa é certa: a credibilidade e qualidade dos seus serviços fazem a diferença e isso você não herda, você conquista com muito trabalho, dedicação e fé em Deus e Nossa Senhora. E é assim que o Grupo Roma segue seu caminho, fazendo história e construindo um novo tempo não só na comunicação como em todos os setores que atua com maestria.
4. Durante sua trajetória até conquistar este título, certamente encontrou desafios. Quais foram os obstáculos mais marcantes e como você os superou? O que considera ter sido determinante em sua abordagem para contornar esses desafios e avançar em sua carreira empresarial?
Eu acredito que desafios todo mundo tem, mas o importante é buscarmos soluções para eles. Eu sempre pauto minha vida, principalmente, na espiritualidade e na família. Valores que não abro mão e que refletem quem hoje sou como empresário, marido, pai, filho e amigo. Não sou perfeito, ninguém é, mas busco sempre ser melhor em tudo o que sou e faço, me instigando a buscar sempre mais conhecimento e correr atrás dos meus objetivos com fé, garra e determinação. O Roma Business foi um dos meus projetos que digo que tem um pouco disso porque me permite conhecer muito do outro e também compartilhar um pouco de mim. Uma troca de ideias, em papos leves e descontraídos, que fazem a diferença pra mim e, com certeza, para quem também acompanha meus conteúdos, sempre zelando pela credibilidade e qualidade da informação. Agora algo que considero determinante é que, independente da nossa área de atuação, não existe progresso na zona de conforto. Melhor feito do que perfeito. Não deixemos o medo paralisar nossos sonhos. A partir do momento em que eu acreditei que eu mesmo poderia ser a minha própria marca e não dependeria de um grupo consolidado, no qual eu fazia parte, para desempenhar meu trabalho com maestria e excelência, tudo ganhou um novo sentido. Um dia de cada vez. Deus em todos eles. Esse é o meu lema.
5. Dentro do contexto do Grupo Roma, quais iniciativas ou estratégias você acredita que foram cruciais para que você fosse reconhecido como o Jovem Empresário de 2024? Como essas ações se alinham com os valores e a visão da empresa?
Eu acredito que fui reconhecido não só por mim, como disse anteriormente, mas pelo conjunto que forma a grande família do Grupo Roma em suas diversas áreas de atuação. É uma união de forças, principalmente, vinda do meu pai, meu maior mentor e que tenho a maior gratidão e admiração, porque nunca mediu esforços pelos seus. Ele é um empresário de garra, que veste a camisa, e luta por seus objetivos e sonhos e que, hoje, com a graça a Deus e Nossa Senhora, muitos empreendimentos estão vindo por aí como, por exemplo, o hotel Tivoli Maiorana Jr, um marco para a nossa capital. Uma ideia ousada e arrojada dele - com o total apoio meu e de meu irmão Giovanni - sempre pensando no desenvolvimento do nosso estado e na geração de emprego e renda, fazendo a diferença no mercado em tudo o que se propõe a fazer.
6. Com raízes tão profundas na comunicação, herdadas do seu pai, um dos maiores jornalistas do Norte do Brasil, como você acredita que essa bagagem impactou sua trajetória profissional? Existe um peso ou uma responsabilidade especial ao carregar o nome de uma figura tão importante na mídia amazônica?
O meu pai é meu maior mentor e a paixão pela comunicação vem desde da época do meu avô. Eu acredito estar no sangue. Não tive a felicidade de conhecê-lo, mas pelo que escuto ele era muito amado e admirado e isso me enche de orgulho de ter o mesmo nome dele e de meu pai e de, por decisão própria e amor pela comunicação, ter escolhido seguir o mesmo caminho de ambos. Eu só desejo ser ao menos 1% do que meu avô foi e do que meu pai é em tudo o que se propõe a fazer até hoje. Se eu conseguir isso, acredito que estou satisfeito. Afinal, como meu pai diz, respeito e credibilidade nós não herdamos, nós conquistamos. Levo isso em tudo o que sou e faço com muita humildade, buscando sempre oferecer o meu melhor em tudo o que me proponho a realizar junto aos meus parceiros e público sejam eles quais forem.

7. Para finalizar, Romulo, qual mensagem você gostaria de deixar para os futuros empreendedores que estão começando a sua jornada? E para aqueles que, como você, buscam um espaço de destaque no mercado, quais são os principais conselhos que você poderia oferecer para que alcancem sucesso e reconhecimento?
Nunca desista e seja grato! Os obstáculos existem para todos, independente de quem seja, mas podem ser superados com fé em Deus, humildade, foco e força de vontade em fazer acontecer. Feito é melhor que perfeito. Nunca sozinho. Juntos somos mais fortes!
Romulo Maiorana Netto é um exemplo de como o associativismo e a inovação podem transformar negócios e contribuir para o fortalecimento da economia local. Ao ser eleito Jovem Empresário 2024, ele reafirma a importância de liderar com visão, coragem e uma rede de conexões estratégicas que ajudam a moldar o futuro empresarial do Pará. Para Romulo, o trabalho não para, e seu legado se alinha com a missão do Conjove de fortalecer os líderes empresariais do amanhã.
A premiação do Jovem Empresário 2024 será um evento de destaque, marcado para o dia 01 de outubro. A cerimônia reunirá importantes nomes do mercado paraense, com líderes e figuras influentes do associativismo e dos negócios locais. A noite será uma celebração do empreendedorismo jovem, destacando as conquistas e o impacto de jovens empresários que estão moldando o futuro do Pará. O evento será fechado para convidados, proporcionando um ambiente exclusivo para troca de experiências e fortalecimento das conexões estratégicas. E para garantir que todos possam acompanhar, o Conjove fará cobertura completa nos stories do seu perfil, trazendo os melhores momentos da noite diretamente para sua timeline.

















Comentários